Você já deve ter passado por um período na vida em que nada parecia dar certo. Era difícil levantar de manhã para trabalhar, as tarefas do dia-a-dia eram realizadas com sacrifício; você não tinha ânimo para estudar nem vontade alguma de ler. Parecia até que os problemas surgiam todos de uma só vez, e as soluções escondiam-se em algum lugar misterioso, desaparecendo por completo do seu mundo. Enfim, viver parecia mais um exercício de resistência física e mental do que um ato natural.
É normal que, em algum momento da nossa vida, tenhamos turbulências, trovoadas e tempestades. Mas elas costumam passar e novamente a calmaria volta a fazer parte do cotidiano.
Também é normal que de vez em quando nos sintamos, um tanto, desanimados, desesperançados e até mesmo tristes sem saber por quê. Mas manter esse estado de espírito por muito tempo não é normal. Nem saudável! Se você tem percebido que a vida está complicada, que seu ânimo anda meio em baixa já faz algum tempo, que o seu "pique" para o trabalho tem diminuído, pode ser que o que esteja lhe faltando seja motivação.
Alguns cientistas e especialistas do comportamento humano têm trabalhado sobre o assunto e desenvolveram uma teoria que diz ser a motivação "um estado de ânimo que tem como objetivo a satisfação das necessidades humanas".
Seguindo esse mesmo raciocínio, concluímos que o ser humano persegue a satisfação dos seus desejos e motiva-se para atendê-los. Quando suas necessidades não são satisfeitas, geram tensão. Na tentativa de diminuir essa tensão, o indivíduo ganha força motivadora para buscar a realização das necessidades.
Como ter Motivação
Uma das formas mais eficazes de motivação é estabelecer metas. Com elas, pode-se dizer que quase tudo é possível. O simples fato de nos programarmos para atingir determinados objetivos nos traz, a cada dia, uma energia extra para percorrermos o caminho estabelecido.
Mas é importante dizer que só pensar nas metas não representa garantia de motivação. É preciso tirá-las da cabeça, planejá-las e realizá-las. Comprovadamente, o fato de planejarmos algo na vida já nos garante 70% de possibilidade de realização. E quando a pessoa vê sentido naquilo que faz, é muito mais fácil obter os resultados que espera.
Também é bom lembrar que as metas devem ser estabelecidas de acordo com critérios claros e bem definidas, de possível execução.
Nada cai do céu. Portanto, visualize alvos que você possa atingir. Não espere uma mãozinha daquele anjo da guarda camarada. Ele pode estar de férias no dia em que você precisar dele!
Procure conhecer suas habilidades e potenciais e defina o que quer da vida. Situe-se no presente, mensure a distância de onde quer chegar, avalie os recursos, estabeleça um tempo para chegar lá e mãos à obra! Não tenha medo nem duvide da sua capacidade. Shakespeare, nos diz que nossas dúvidas são traidoras; elas nos fazem perder os bens que muitas vezes poderíamos conquistar, impedindo-nos de experimentar.
Atitudes que promovem a Motivação
* Buscar informações e conhecimentos, por meio da leitura, de cursos, de conversa com pessoas esclarecidas e inteligentes, de pesquisa na Internet, etc. Pessoas informadas têm mais facilidade de adaptação às mudanças.
* Estar atento a casos bem-sucedidos, seja de pessoas seja de organizações. Histórias de sucesso aumentam a autoconfiança.
* Não se preocupar em achar um "culpado" por algo que tenha dado errado. Cada um deve assumir a responsabilidade pela própria vida.
* Manter-se bem-humorado. É claro que não dá para ficar sorrindo o dia todo, mas, com certeza, sempre haverá fatos que podem ser considerados com mais leveza do que realmente parecem. E, quando a situação realmente for engraçada, não se intimide em dar uma boa risada.
* Buscar, com persistência, o lado positivo da vida.
* Cultivar amizade com pessoas de espírito elevado. Cerque-se de amigos que cultivem pensamentos positivos e criadores de fé e que contribuem para a formação de uma atmosfera sadia. Isso conservará você sempre motivado.
Segundo Dwigth D. Eisenhower, motivação é a arte de levar pessoas a fazerem o que você quer que elas façam por vontade delas.