A Astrologia Empresarial é a especialização que mais cresce, atualmente, no Brasil. Não apenas pela novidade que o assunto representa, mas principalmente pelo notável aumento no interesse dos executivos e empresários. Faz muito sentido que, nesta época de virada de milênio e de era, haja uma tendência das pessoas se voltarem mais para as "visões holísticas". Ocorre na medicina, na psicologia e não demoraria a ocorrer na administração.
Os empresários voltados para este milênio que desejam perenizar seus negócios já começam a compreender que há uma interrelação e até uma interdependência de todos os fatores que envolvem o homem e a natureza. Nada está dissociado e, neste ponto sabem que suas decisões precisam, cada vez mais, de maior assertividade e abrangência, pois ao direcionarem suas empresas num sentido, sabem que se não for o correto, dificilmente poderão reverter o quadro em tempo hábil.
Sendo assim, é fácil entender porque estamos na era da "informação", ou seja, nada possui mais valor que a informação, em termos de negócios, é óbvio. E, a Astrologia Empresarial é, em última análise, uma excelente fonte de informações. E prévias, diga-se de passagem.
Portanto, a abordagem que temos utilizado da Astrologia Empresarial é exatamente esta: "informações que auxiliem a empresa a alcançar uma posição de Vantagem Competitiva sobre seus concorrentes".
Neste ponto, é preciso esclarecer que a Astrologia Empresarial não se resume à aplicação em Recursos Humanos, mas vai muito além disto, uma vez que, através do mapa astrológico da empresa pode-se alinhavar os parâmetros estratégicos de atuação da empresa. E não para por aí, pois auxilia também na atuação tática, ou seja, no dia-a-dia dos negócios.
Em termos práticos os serviços básicos de Astrologia Empresarial podem ser assim definidos:
I - ANÁLISE DE POTENCIAL - VISÃO ESTRATÉGICA
I.1 - Abordagem geral - indicativo das possibilidades gerais de crescimento e sucesso da empresa. Apontadas as principais facilidades e dificuldades que possam comprometer o sucesso da empresa. "Make or Brake".
I.2 - As Cinco Forças - Fornecedores, Clientes, Concorrentes, Novos Entrantes e Produtos Substitutivos. Enfoque da relação da empresa com estes itens. Perspectiva de Vantagem Competitiva.
I.3 - Forças e Fraquezas - Listagem com explicações das principais forças e fraquezas da empresa (Ambiente Interno, mesmo que tenham impacto junto ao mercado)
I.4 - Ameaças e Oportunidades - Listagem com explicações das principais ameaças e oportunidades (Ambiente Externo - relações mercadológicas)
II - POSIÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS
II.1 - Ciclo de Tendências Astrológicas, indicando a última fase, a fase atual e a próxima fase, no mínimo.
II.2 - Sub-Ciclos Positivos e Negativos - Tendências astrológicas específicas para um ano, separadas por condições de favorabilidade e desfavorabilidade, em períodos mensais ou trimestrais.
II.3 - Pontos Críticos Positivos e Negativos - Datas específicas críticas sob o ponto de vista de iniciativas e tomadas de decisões.
II.4 - Horários Proibitivos - Lista de horários impeditivos para determinadas ações empresariais.
III - ASTROGEOGRAFIA
III.1 - Indicações de localidades e direções geográficas para efeito de negócios. Inclui comércio exterior.
III.2 - Distribuição de produtos, escolha de espaços na sede da empresa.
IV - ESTUDOS ESPECÍFICOS
IV.1) Escolha de momento para abertura de empresas , início de atividades, campanhas publicitárias e lançamentos.
IV.2) Estudo de perfil para elaboração de campanhas publicitárias.
V - ASTROLOGIA POLÍTICA
V.1) Fundamentos para elaboração de perfil eleitoral.
V.2) Termo de referência para planejamento de campanha eleitoral
V.3) Estudos de apoio à administração.
VI - PALESTRAS e TREINAMENTOS
VI.1) Palestras para empresas ou público em geral abordando temas de Astrologia e Economia e Política.
VI.2) Treinamentos comportamentais tendo como base fundamentação astrológica.
VII - ASTROLOGIA PARA RECURSOS HUMANOS
VII.1) Laudos para seleção de pessoal
VII.2) Identificação de potencial e perfil gerencial
VII.3) Estudos de integração de equipes de trabalho.
VII.4) Estudo de redirecionamento de carreira
Como pode ser observado, esta gama de serviços, dada a importância de seus conteúdos, não pode ficar a margem dos processos de planejamento e de decisão em uma empresa que realmente deseje estar afinada com o que há de mais moderno em termos de administração. E, nós, como Astrólogos, não podemos estar desinformados a respeito, sob pena de não "satisfazermos as necessidades de nossos clientes" no que tange às suas decisões de negócios.
.: Autor: Maurício Bernis - Engenheiro e Professor de Astrologia, com especialização em estratégia e marketing. Desenvolveu ao longo de 20 anos de estudos uma metodologia de Astrologia Empresarial específica e moderna. Fundou em 1989 e dirige atualmente a Astrobrasil, a primeira empresa brasileira de consultoria astrológica empresarial. Organizou e ministrou, também, o primeiro curso de Formação de Astrólogos Empresariais no Brasil.?