Nesta edição dou seguimento à apresentação de mais três das quatro raízes da árvore da Medicina Chinesa, raízes com as quais o tronco, ramos e folhas ficam prejudicados ou com pouca sustentação.
É importante destacar que todos os grandes nomes da Medicina Chinesa estudaram estes grandes Clássicos e estimularam seus discípulos e alunos a também estudar, da mesma forma que fica a recomendação para todos os interessados, alunos e profissionais da Medicina Chinesa, que retornem às raízes e busquem os conhecimentos na fonte.
Shen Nong Ben Cao Jing - shén nóng ben cao jing
Clássico da Matéria Médica de Shen Nong
Histórias lendárias indicam que Shen Nong, identificado como o deus da agricultura chinesa, experimentou centenas de ervas e foi envenenado cerca de setenta vezes por dia. Esta e outras histórias, falam sobre a diferenciação entre as ervas e substâncias que podemos e aquelas que não podemos ingerir. Entretanto, no livro chamado Huai Na Zi (Livro sobre o Mestre de Huainan) compilado durante a Dinastia Han (206 a.C. — 220 d.C.), aparece referência a este texto como sendo o primeiro ensaio sobre o estudo da Matéria Médica, por isso Shen Nong é também reverenciado como sendo o pai da Medicina por alguns.
O Shen Nong Ben Cao Jing é o mais antigo texto clássico relacionado com a Matéria Médica compilado na Dinastia Han Oriental (25-220 d.C.), no entanto seu conteúdo acabou perdendo-se com o tempo, tendo sido recompilado mais modernamente por dedicados estudiosos a partir de coleta de materiais originais contidos e citados a partir de diversos outros textos.
No decorrer de toda a história da Medicina Chinesa, o Shen Nong Ben Cao Jing sempre foi considerado como o Clássico autêntico da Matéria Médica, de modo que citações sobre seu conteúdo podem ser encontradas em uma grande quantidade de livros, nas mais diferentes Dinastias, e foi de acordo com estas citações que os estudiosos confirmaram e atualmente temos conhecimento que em seu corpo o Shen Nong Ben Cao Jing apresentava a descrição e estudos sobre 365 tipos de substâncias fitoterápicas.
Estas mais diversas substâncias estavam agrupadas em um sistema de graduação, como primeira categoria, segunda categoria e terceira categoria de acordo com suas características:
- Primeira Categoria, Superior: composta por substâncias que tinham como característica fortalecer o corpo e prolongar a vida;- Segunda Categoria, Média: composta por substâncias que tinham como característica o tratamento de doenças, porém apresentavam certo grau de toxicidade, em utilização cuidadosa e não por períodos prolongados;- Terceira Categoria, Inferior: composta por substâncias que tinham como característica o tratamento de doenças, porém apresentavam um grau ainda maior de toxicidade com utilização mediante grande cuidado.
No decorrer do texto, Shen Nong Ben Cao Jing, apresenta uma discussão individualizada das substâncias, destacando aspectos importantes como os nomes, sabores, propriedades, indicações, local de produção e possíveis nomes alternativos.
Huang Di Ba Shi Yi Nan Jing - huáng dì ba shí yi nán jing
Clássico das 81 Dificuldades do Imperador Amarelo
O Huang Di Ba Shi Yi Nan Jing, que ficou mais conhecimento pela forma resumida de seu nome, Nan Jing (Clássico das Dificuldades ?? nán jing), também foi escrito como uma forma de diálogo, basicamente composto por perguntas e respostas.
Tradicionalmente atribui-se a compilação deste clássico a Qi Yu Ren, muito conhecido também como Bian Que, um importante praticante, quase com status míticos, do período dos Estados Combatentes (475 a.C. — 221 a.C.). No entanto, de maneira geral, os grandes estudiosos concordam que este livro foi compilado no final da Dinastia Han Ocidental (206 a.C. — 9 d.C.). Uma das grandes provas para confirmar esta tese é o fato deste clássico não ter sido citado pelo Qi Lue.
Na verdade, a primeira vez em que se se pode encontrar uma menção a este texto é no prefácio do Shang Han Za Bing Lun (Tratado da Lesão por Frio e Doenças Variadas, - shang hán zá bìng lùn), escrito pelo grande Zhang Zhong Jing durante a Dinastia Han Oriental (25-220 d.C.).
As oitenta e uma dificuldades, elaboradas em forma de perguntas, no decorrer do Nan Jing, incluem aspectos relacionados com o estudo do pulso, com os Canais e Colaterais (Jing Luo), com aspectos anatômicos e fisiopatológicos dos Órgãos e Vísceras (Zang Fu), doenças e tratamentos por acupuntura.
Dentre as informações apresentadas no Nan Jing é possível destacar:
- O estabelecimento do pulso radial como sendo a base para o diagnóstico pela palpação do pulso;
- A descrição mais detalhada dos Oito Vasos Extraordinários (Qi Jing Ba Mai);- A discussão sobre a importância e localização do Ming Men;
- O aprofundamento na questão do Qi Primário (Yuan Qi);
- O estabelecimento dos princípios de Tonificar a Mãe na Deficiência e Dispersar o Filho no Excesso.
Shang Han Za Bing Lun - shang hán zá bìng lùnTratado da Lesão por Frio e Doenças Variadas
Shang Han Lun - shang hán lùn Tratado da Lesão por Frio
? Jin Gui Yao Lue - jin guì yào lüè Sinopse Importante da Câmara de Ouro
O Shang Han Za Bing Lun foi compilado no período final da Dinastia Han Oriental (25-220 d.C.) pelo grande Zhang Zhong Jing, cujas prescrições e ensinamentos são praticados com altíssimo grau de sucesso terapêutico até os dias atuais, o que faz com que Zhang Zhong Jing seja considerado um dos mais importantes praticantes da Medicina Chinesa de toda a história.
O Shang Han Za Bing Lun ficou perdido por um certo período de tempo, em decorrência de guerras e conflitos, tendo seu conteúdo reagrupado pelo, também importante, Wang Shu He (autor do Mai, Jing, Clássico do Pulso) que era médico imperial durante a Dinastia Jin Ocidental (265 — 317 d.C.) e então compilou de forma separada seu conteúdo em dois textos, na forma que conhecemos na atualidade, o Shang Han Lun (Tratado da Lesão por Frio, ??? shang hán lùn), texto mais dedicado às teorias, os princípios terapêuticos e as prescrições para o tratamento de doenças com origens externas, destacadamente o Frio, e o Jing Gui Yao Lue (Sinopse Importante da Câmara de Ouro, ???? jin guì yào lüè), texto dedicado a diversas modalidades de doenças, com as prescrições para seus tratamentos.
De maneira ampla, o termo Frio, presente no nome deste clássico, implica os diversos fatores patogênicos de origem externa, de modo que este grande grupo de fatores causais para as doenças é a parte principal deste grande texto clássico.
O Shang Han Lun dedica-se a apresentar de forma sistemática a formação, evolução, manifestação e tratamento das doenças ocasionadas por frio, mediante um método de classificar estas condições de acordo com três Yang (Tai Yang, Yang Ming e Shao Yang) e três Yin (Tai Yin, Shao Yin e Jue Yin). No decorrer do texto são apresentadas 397 cláusulas e 112 prescrições fitoterápicas, grande parte ainda em uso hoje em dia, destacando a classificação e separação das condições nestas seis divisões.
Já o Jin Gui Yao Lue, a segunda parte do grande clássico e que, assim como o Shang Han Lun, tornou um clássico em si, dedica-se ao estudo e análise de doenças variadas, além de apresentar formas diferentes de estímulos como o uso combinado de unguentos e massoterapia para o tratamento desde o exterior, sem deixar de lado o grande foco terapêutico que é o uso de prescrições fitoterápicas.
Leia a parte 1: CLIQUE AQUI