A palavra chakra em do sânscrito e significa roda, vórtex rotacional de energia. Esse vórtex comunica-se com os canais de energia do corpo, distribuindo-a, possibilitando as funções vitais de um organismo. Possuímos vários chakras, conhecidos também como acupontos, ou os pontos de acupuntura. Os bloqueios ou congestionamentos nos chakras acontecem devido à ausência do fluxo livre de energia, circulação lenta ou estagnada da mesma, emoções e ou padrões mentais negativos.
Dentre esses chakras, sete se destacam. Há mais chakras nesse momento de transição planetária sendo ativados, aumentando assim nosso fluxo energético e nos possibilitando para as mudanças vibracionais necessárias. Nesse artigo, falaremos dos sete mais conhecidos e seus comandos de poder.
Chakra coronário:
"eu entendo"
Localizado no alto da cabeça, a cor é violeta. Ligado a mais alta espiritualidade, esse vórtice energético ancora a centelha divina que habita o ser humano. É a sede da alma, a fonte da mais pura consciência. Na tradição indiana, ganha o nome de chakra das mil pétalas, pois se abre como uma flor de lótus no alto da cabeça em tons que vão do violeta ao branco brilhante.
Responsável pela transmutação da energia, principalmente a emocional. Correlaciona com a glândula pineal – conexão do meio físico com o mundo espiritual e com o Sistema Nervoso.
Bloqueado pelo apego, apego a matéria, a pensamentos e emoções negativas.
Chakra frontal:
"eu vejo"
Localizado entre as sobrancelhas, a cor é índigo. Relacionado com a visão clarividente e percepção intuitiva, esse vórtice energético tem ligação com a sabedoria profunda e os poderes psíquicos. Poder de profecia. Tem ligação com o cérebro, hipotálamo, glândula pituitária, relacionados ao nosso lado mental e psíquico. Em desequilíbrio: fantasias, isolamento, depressão. Afeta glândula pituitária, hipófise, fossas nasais, ouvidos (otites, zumbidos, surdez). Em equilíbrio: concretização de ideias criativas.
Bloqueado pela ilusão. A maior ilusão neste mundo é a ilusão da separação.
Chakra laríngeo:
"eu falo"
Localizado no centro da garganta, sua cor é azul. Representa a comunicação de ideias entre os homens, também se relaciona à ligação entre o plano físico e espiritual por meio das orações e mantras. Esse vórtice energético está ligado ao elemento ar, associado à inteligência e à expressão artística. Estimula o aproveitamento das oportunidades que surgem durante a vida e a manifestação dos talentos internos.
Em desequilíbrio: gera sentimento de fracasso, medo de sair em busca do que se deseja. Afeta os pulmões, a tireoide, as vias respiratórias (sinusite, bronquite, rinites, gripes, resfriados). Em equilíbrio: renovação celular, calma, relaxamento e confiança.
Bloqueado pelas mentiras, principalmente pelas mentiras que contamos a nós mesmos e a não aceitação da verdade interior, de sua natureza divina.
Chakra cardíaco:
"eu amo"
Localizado no centro do peito, acima das mamas. A sua cor é verde. Está ligado ao amor incondicional e a todos os sentimentos sutis. Este vórtice energético metaboliza a energia do amor mais espiritualizado e da compaixão. Os tons de esmeralda estimulam a regeneração, promovendo saúde e cura. Associado ao equilíbrio. Em desequilíbrio: sentimentos desarmônicos, ciúmes, inveja, ódio. Afeta o coração, circulação sanguínea, seios e o timo – chacra importante de relações amorosas que pode armazenar mágoas, ressentimentos e desencadear baixa imunidade tanto física como energética. Em equilíbrio: sentimentos cordiais, energia do curador pelos chakras das mãos. Estimula o chakra timo a se expandir, aumentando nossas defesas energéticas e físicas.
Bloqueado pela mágoa, ressentimentos, ódio.
Chakra plexo solar:
"eu faço"
Localizado na boca do estômago. A cor é amarela. Concentra a energia vital cósmica, sede de poder, da vontade, alegria, calor humano, esplendor, cordialidade. Relaciona-se com o estado mental do indivíduo em relação aos processos emocionais através da mente. Em desequilíbrio: entraves emocionais, medo de sentir algo, separa amor do sexo. Afeta o estômago, intestino delgado e intestino grosso. Em equilíbrio: absorve o extrato da vida.
Bloqueado pela vergonha.
Chakra umbilical:
"eu sinto"
Localizado abaixo do umbigo. Sua cor é o laranja. A sexualidade mora aqui. Relacionado ao processo de socialização, alegria esfuziante, prazer de viver e vontade de celebrar. Diretamente associado aos órgãos sexuais e seus hormônios, reprodução, vitalidade. Em desequilíbrio: pessoa não se expressa claramente seu impulso sexual, priva-se de sexo, da nutrição, comunhão e contato físico. Afeta o pâncreas, rins e fígado. Em equilíbrio: permite dar e receber os prazeres físicos, mentais e espirituais.
Bloqueado pela culpa.
Chakra básico:
"eu sou"
Localizado no períneo, entre o ânus e os genitais. Sua cor é vermelha.
Fornece a força necessária para concretização e materialização dos nossos pensamentos e desejos. Esse vórtice é responsável pela ação, pelo impulso inicial, à paixão. Emocionalmente está ligado ao destemor, à paciência e solidez. Significa consciência terrena, relaciona-se ao desejo de viver na realidade física. É a primeira manifestação da força vital, no mundo vital, no mundo físico. Em desequilíbrio: gera agressividade e irritação. Afeta útero, sistema urinário, próstata. Em equilíbrio: recarrega centros energéticos e contribui para expansão da própria energia em relação a tudo que rodeia. Torna o ser presente e outorga a sensação de estar aqui e agora.
Bloqueado pelo medo.
A meditação e o Reiki nos ajudam a desbloquear e harmonizar nossos centros energéticos. Centralizá-los nos permite caminhar com mais serenidade, aprendizado, saúde em todos os nossos corpos energéticos, prosperidade, felicidade e paz interior.