Ao longo da história, as velas têm tido um papel predominante em rituais religiosos em quase todas as civilizações. Acender uma vela para um ritual pagão ou em uma igreja é um gesto igualmente significativo. Em sua casa, as velas podem ser um instrumento de purificação e de aumento da paz no lar. Associadas às cores e aos aromas, o seu poder é ainda maior, proporcionando também uma melhoria geral do ambiente doméstico.
Comece selecionando um local da casa onde possa deixar a vela queimando sem que haja riscos. Cuidado com crianças ou animais domésticos.
No caso do ritual que propomos, a vela terá de queimar durante sete dias. Se desejar acender mais do que uma, estas devem ser em número ímpar.
Escolha em seguida a cor segundo o que deseja:
Vermelha - dinamismo, sexualidade, paixão, vitalidade, energia e ainda para o tratamento da depressão, da gripe e da fraqueza. Deve ser usada em casos de emergência;
Laranja - sensibilidade, sucesso, vitalidade, energia, força, trata as vias respiratórias e a garganta;
Amarela - mente alerta, alegria, coragem, juventude, criatividade, ajuda nos aspectos profissionais e materiais, aguça a inteligência, simboliza a troca, as mudanças, a justiça e a sabedoria. Tratamento do fígado e da pele;
Verde - fertilidade, bondade, equilíbrio, repouso, tranquilidade, abundância. Trata o sistema nervoso e a saúde física;
Azul - devoção, esperança, verdade, inspiração, calma, fidelidade, limpeza espiritual, força, fé. Atua também sobre os negócios e o trabalho. Trata da agitação e da insônia;
Violeta - induz à meditação, introspecção, melancolia, relaxamento, transformando o negativo em positivo. Trata a depressão, as grandes perdas e induz ao sono profundo e ajuda ainda a alcançar a liberdade interior e a espiritualidade;
Rosa - fortifica o amor, o afeto, o carinho, a espiritualidade, a esperança, os pensamentos elevados, esclarece questões de religiosidade, e é considerada a cor mais perfeita, devendo ser utilizada sempre que necessitar de emanar bons fluídos para alguém;
Branca - pureza, espiritualidade, sinceridade, simplicidade, proteção e limpeza da aura. Afasta o mal e tudo o que é contrário atraindo a paz e o equilíbrio;
Negra - Atrai as energias negativas do local, queimando-as. Auxilia também a fazer desaparecer as vibrações emanadas por um desgosto profundo. No entanto, logo após o período da queima de uma vela negra, deve-se acender imediatamente uma vela branca.
Neste ritual, deve-se também prestar atenção ao dia da semana em que se pretende acender a vela, porque estes têm significados distintos e estão ligados a anjos com funções diferentes:
Domingo - dia do Sol - Arcanjo Miguel - Favorável ao sucesso profissional, financeiro e ao reconhecimento do seu trabalho.
Segunda-feira - dia da Lua - Arcanjo Gabriel - Favorável ao desenvolvimento da intuição, ao relacionamento familiar, aos problemas femininos, ao sucesso e proteção em viagens e mudanças definitivas.
Terça-feira - dia de Marte - Arcanjo Samael - Favorável a tudo que exige coragem, às grandes realizações, à comunicação e à proteção em momentos perigosos.
Quarta-feira - dia de Mercúrio - Arcanjo Rafael - Favorável à rapidez mental, ao estímulo da inteligência, ao raciocínio rápido, às vendas ou assinatura de papéis.
Quinta-feira - dia de Júpiter - Arcanjo Sequiel - Favorável às finanças, formação de sociedades, assuntos filosóficos, aquisição de bens, viagens, solicitação de favores à autoridades religiosas ou governamentais.
Sexta-feira - dia de Vênus - Arcanjo Anael - Favorável ao amor, às artes, aos problemas do lar, ao magnetismo pessoal e às relações diplomáticas.
Sábado - dia de Saturno - Arcanjo Cassiel - Favorável às orações para obter saúde, combater a má sorte, pedir proteção, para os estudos, e consciência das responsabilidades.
Escolha o melhor dia para acender a vela segundo os seus desejos, feche os olhos e relaxe. Quando se sentir calma, pegue então na vela e esfregue-a entre as mãos para a energizar. Ao acender a vela, crie uma imagem mental, sem palavras, daquilo que deseja para si. Deixe-a arder durante sete dias, ou acenda uma da mesma cor todos os dias, até que o ciclo se complete, mas não se esqueça de esfregar sempre cada nova vela entre as mãos.
A explicação para o uso de velas coloridas tem a ver, segundo os especialistas, com a cor da nossa aura, e quando visualizada uma determinada cor, o cérebro atua de forma a que a aura a reflita.
Também a forma como a vela arde tem significados diferentes. Assim, se a vela não acende prontamente, o anjo desse dia pode estar com dificuldades para aceder perto de si, em parte devido às más influências que o ambiente em seu redor apresenta; quando a vela queima com uma luz azulada, significa que tem perto de si a presença do anjo e de fadas, o que é um bom sinal.
Uma chama vacilante significa que o seu pedido efetuado ao acender a vela pode vir a ter algumas alterações e se a chama levanta e baixa (sem ser por causa de uma corrente de ar), isto quer dizer que a sua mente não está concentrada.
Quando a chama lança algumas fagulhas, alguém irá ajudá-la a resolver o problema, embora possa vir a ter algum desapontamento em relação ao que pediu; se a chama se apresenta em espiral, significa que o seu pedido está sendo levado, e se a vela se apagar, isto não quer dizer que não conseguirá o que pretende, mas sim que o anjo realizará a parte mais difícil do pedido, mas cabe a você resolver o resto.
Também a observação do pavio é importante na obtenção dos seus desejos: se este se dividir em dois, quer dizer que o seu pedido não foi feito corretamente e que pode ter mais do que uma interpretação e se ficar brilhante significa que a sorte está do seu lado e verá o pedido realizado. No caso de, ao fim de sete dias a vela se apresentar ainda com pavio e um pouco de cera em redor, isto significa que o anjo está precisando de mais tempo de oração, e o melhor é repetir todo o ritual.