Banner regulus 728x90
Doriana - Fraternidade 728x90

Culpa

A culpa... Na verdade... Se estrutura nos alicerces do perfeccionismo...

Por Texto de: Renata Figueiredo - foi apresentadora do programa de rádio Aconchego na Rádio Mundial em 06/04/2023 às 13:52:00

Imagem de ilustração

Culpa quer dizer paralisação das nossas oportunidades de crescimento no presente em consequência da nossa fixação em comportamentos do passado.

Nossa cultura ainda é a mais grave geradora de culpa na formação dos relacionamentos... Seja profissional... Social... Ou familiar.

Em muitas oportunidades encontramos indivíduos que teimam em culpar os outros, acreditando ser muito cômodo representar o papel de injustiçados e perseguidos... Colocando seus erros sobre os ombros das pessoas... Da sociedade... Da religião... Dos obsessores... Do mundo enfim.

Dar importância às culpas é focalizar fatos passados com certa regularidade... Lembrando de alguma coisa que sentimos ou deixamos de sentir... Falamos ou deixamos de falar... Permitimos ou deixamos de permitir... Desperdiçando momentos valiosos do agora... Quando... Poderíamos repensar as verdadeiras bases para nosso desenvolvimento pessoal.

Olhando para trás, a alma não caminha resoluta e não se liberta do passado.

Todos nós fomos criados com possibilidades de acertar e errar... Por isso, temos necessidade de exercitar para aprender as coisas... Temos que colocar nossas aptidões em treino... De repeti-las várias vezes entre ensaios e erros.

A culpa... Na verdade... Se estrutura nos alicerces do perfeccionismo. Alimentamos a ideia de que não seremos suficientemente bons se não fizermos tudo com perfeição. Esquecemo-nos, porém, de que todo o nosso comportamento é decorrente de nossa idade evolutiva e de que somos tão bons quanto nos permite nosso grau de evolução.

A todo o momento, fazemos o melhor que podemos fazer, por estarmos agindo e reagindo de acordo com nosso senso de realidade.

O "arrependimento" resulta do quanto sabíamos fazer melhor e não o fizemos, enquanto que a culpa é, invariavelmente, a exigência de que deveríamos ter feito algo, porém não o fizemos por ignorância ou impotência.

Autogovernar-se... Estabelecer um contato mais íntimo com nós mesmos... Com nossa alma... Com nossa identidade interior, descobrindo aos poucos a verdade por intermédio da vivência...Da consciência pessoal.

Nossa vida é responsabilidade nossa. Não precisamos de nada nem de ninguém para fazer dela algo agradável de ser "experienciado".

Vamos nos dar permissão de viver como espíritos livres... Em evolução.

Espíritos que podem viver sem necessidade de carregar o peso das culpas... Sem a necessidade de dificultar o processo de crescimento... De maturidade... Pois já temos um nível de consciência suficientemente claro para enxergar nosso processo e poder arbitrar nele.

Vamos viver com mais prazer, colocando nossos pés na realidade que somos e não no sonho que fizemos de nós.

Vamos rever nossas crenças e reavaliar nossos valores... Traçar novos rumos... Escolher novos caminhos.

Não guardemos culpa...A culpa nos ancora... Se queremos ser livres...É necessário nos livrar dela. Optemos pelo melhor... Modificando nossa conduta... Reconheçamos o erro e não olhemos para trás...E sim... Para frente... Dando continuidade à nossa jornada na Terra.

Comunicar erro
Regulus 728x90
Doriana - Fraternidade 728x90
Mago Mele