As origens da acupuntura perdem-se no tempo. Evidências arqueológicas permitem supor que a técnica era praticada no continente asiático, mais especificamente na China, há mais de cinco mil anos. Alguns doutrinadores, em suas obras, referem suas origens há quatro mil anos.
O segredo da sua eficácia no tratamento de doenças, estaria no estímulo que a inserção de agulhas traria aos meridianos (caminhos energéticos), que percorrem todo o nosso corpo.
Dentre vários métodos de acupuntura, existe um muito pouco difundido no Brasil que supera os demais em eficácia e rapidez nos resultados, segundo o acupunturista paulistano José Luis Ribas que teve suas bases de estudo nos Estados Unidos e já tratou mais de trezentos pacientes utilizando a técnica.
O Método de Equilíbrio, que teve suas origens nos livros clássicos chineses como o I Ching, que explica as forças Yin e Yang como sendo a base do equilíbrio que rege nossas vidas. Quando temos uma dor localizada, seria um sinal de bloqueio energético, portanto uma estagnação de energia "chi" que se traduz em energia vital.
Diferentemente de outros métodos, este não utiliza a aplicação de agulhas no local onde existe o problema. Segundo Ribas, seria mais eficiente aplicar as agulhas em pontos distais (longe) em relação ao local acometido. Tal fato faria com que houvesse uma rápida ação de equilíbrio entre os meridianos que se comunicam, eliminando a dor quase que instantaneamente.
Como exemplo, temos as cefaleias (dores de cabeça) e as lombalgias (dores nas costas), que podem ser tratadas facilmente com três agulhas aplicadas em uma das mãos, muitas vezes eliminando a dor em menos de trinta segundos.
Fonte: José Luis Ribas - Terapeuta Bio-Integrativo (11) 99274-7999 - [email protected] - Outubro 2015