Banner regulus 728x90
Doriana - Fraternidade 728x90

O uso da Astrologia para o Desenvolvimento de Visão Estratégica e Sucesso Empresarial

Atualmente, nos meios empresariais, é comum a afirmativa de que "sem uma correta visão do futuro" não há como a empresa crescer.

Por Maurício Bernis - [email protected] em 23/06/2024 às 15:58:39

Atualmente, nos meios empresariais, é comum a afirmativa de que "sem uma correta visão do futuro" não há como a empresa crescer. Na verdade, mais do que apenas um lugar comum, esta afirmativa encontra respaldo em pesquisas desenvolvidas por cientistas de estudos empresariais. Eles, após a análise de centenas de organizações, concluíram que somente sobrevive uma empresa que possua "estratégia definida". Em contra partida, as empresas sem estratégia ou com uma estratégia ineficaz, mesmo que tenham uma operação eficaz (ou, tecnicamente, uma "tática" eficaz) irão quebrar. É natural que se suas operações são muito boas ela demore mais para quebrar, mas uma coisa é certa, vai quebrar, conforme mostrado no quadro abaixo:

Estratégia Ineficaz
Estratégia Eficaz

Tática Eficiente
FALÊNCIA LENTA
SUCESSO

Tática Ineficiente
FALÊNCIA RÁPIDA
SOBREVIVÊNCIA

Portanto, se não desejamos que nossa empresa quebre, é urgente que elaboremos nossa estratégia. Em linhas gerais ela tem dois pilares: Missão e Visão. É óbvio que uma estratégia completa requer o auxílio de um profissional qualificado e experiente. Missão é o que a empresa é, qual sua finalidade, enfim, para que ela existe e quais os instrumentos desta existência. Já Visão se resume pelo conjunto de metas de longo prazo, ou, em outras palavras, onde a empresa quer chegar (ser líder de seu segmento, vender x reais por ano, etc.) e quando isto irá acontecer.

Nesta matéria veremos como a Astrologia pode auxiliar no estabelecimento desta Visão Estratégica. O primeiro passo para um correto direcionamento de uma empresa é sua avaliação do ponto de vista cíclico astrológico, notadamente nas relações de Saturno com o Sol. O gráfico abaixo mostra um ciclo completo desta relação e, o primeiro passo é identificarmos em que FASE deste ciclo a empresa se encontra e, a partir de então, já conhecedores dos períodos que virão pela frente, estabelecer esta visão e, mais ainda, a linha de conduta geral a ser adotada ao longo dos próximos anos.

Observando este gráfico, temos definidas as seguintes FASES: FASE A, FASE A-B, FASE B, FASE B-C, FASE C, FASE C-D, FASE D, FASE D-A, ou seja, oito períodos de tempo definidos, perfazendo um total de 16, pois o ciclo completo requer a repetição, conforme o gráfico acima. Estes períodos, em termos de tempo, são variáveis de acordo com a data de fundação de cada empresa, mas de forma geral o ciclo completo é de cerca de 30 anos (29 e 1/2). É interessante destacar que uma empresa pode ter iniciado suas atividades em qualquer uma das FASES do Ciclo, ou seja, a empresa não se inicia necessariamente na FASE A. Este fato (a Fase em que a empresa iniciou suas atividades) já sinaliza as perspectivas gerias de sucesso e crescimento desta empresa.

Cada uma das FASES indica um tipo de atitude e postura, tanto em termos internos ou organizacionais quanto externos ou mercadológicos. Obviamente que a descrição de cada uma das FASES é algo complexo, no entanto, abaixo estão as linhas gerais de cada uma destas fases:

FASE A: Esta é uma fase de RESTRIÇÕES, cobranças e limitações, tanto em ambiente interno quanto em ambiente externo. É um momento de "paradeira" geral, quando as coisas tendem a não andar. Possibilidade de auditoria ou fiscalização.

FASE A-B: Esta é uma fase de ESPECTATIVA, Os negócios não andam como o esperado ou planejado.As oposições mercadológicas se apresentam com força, bem como a concorrência afeta sobremaneira o desempenho da empresa.

FASE B: Esta é uma fase de VIRADA. Tudo aquilo que está em situação duvidosa ou pendente, será concluído. Ficam claros os motivos pelos quais as coisas não andavam bem. Via de regra, as quebras (falências) acontecem nesta Fase.

FASE B-C: Esta é uma fase de DESAFIO, pois é época de REAÇÃO às dificuldades em sua maior expressão. Época de plantar os alicerces do futuro, utilizando o passado como ferramenta de aprendizado.

FASE C: Esta é uma Fase CRÍTICA no desenvolvimento da empresa, uma vez que marca a mudança da polaridade das fases, de negativa para positiva. Serão "testados" os alicerces construídos na fase anterior. Iniciar projeto de longo prazo e agressivo.

FASE C-D: Esta é uma fase de OPORTUNIDADES. Dependendo do quanto foi aprendido nas duas últimas fases (FASE C e FASE B-C), este será um período de escolhas acertadas. É um tempo para utilizar as FORÇAS da empresa.

FASE D: Esta é uma fase de RECOMPENSA positiva de tudo aquilo que tem sido realizado, principalmente as coisas iniciadas na Fase C. As grandes realizações e conquistas ocorrem nesta fase, inclusive as de natureza financeira.

FASE D-A: Esta Fase marca o período de COLHEITA geral dos resultados das ações passadas (desde a Fase A) e, ao mesmo tempo, marca a CONSTRUÇÃO dos alicerces do futuro de longo prazo. Esta fase deverá ser conduzida no sentido de revisar, analisar e auditar os métodos e processos .

Enfim, fica claro que, ao se identificar a FASE em que se encontra a empresa, o estabelecimento da Visão estratégica e da linha de conduta para se alcançar os fins pretendidos é algo bastante palpável e objetivo. Basta querer...

Comunicar erro
Regulus 728x90
Doriana - Fraternidade 728x90
Mago Mele